O octante foi construído por George Adams, no ano de 1760 em Londres, Inglaterra. Este instrumento de medição é feito de madeira, latão, marfim e vidro, tem 46,5 cm de raio e pesa 2,000 kg. O octante tem duas pínulas, um espelho móvel montado na alidade, dois espelhos fixos de menores dimensões e dois vidros coloridos. A Escala da extremidade está dividida em 1/3 do grau e graduada de -5º a 95º. O nónio colocado na extremidade da alidade está graduado de -10’a 10’.No meio da estrutura central do instrumento encontra-se uma placa de marfim gravada com a identificação do construtor. O octante serve para medir a altura do sol, da lua ou das estrelas em relação ao horizonte, para o fazer olha-se através da pínula colocada à direita, junto ao vértice, na direcção do espelho horizontal situado na haste esquerda do instrumento, sendo o horizonte visto através do espelho. Colocando o octante na vertical roda-se a alidade, que transporta o espelho de maiores dimensões, de modo que o astro seja visível através deste espelho por reflexão, fazendo-se então a leitura no limbo. Este octante possui uma Segunda pínula, colocada na haste esquerda, e outro espelho horizontal para se poderem efectuar medições da altura para trás.
Nónio – pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra. Na segunda escala (que é o nónio) é possível ler uma fracção da medida da primeira escala. O nónio é usado em parquímetros e micrómetros para medidas precisas.
Alidade – é um dispositivo que permite uma visão de um objecto distante e usar a linha de visão para realizar uma tarefa. This task can be, for example, to draw a line on a plane table in the direction of the object or to measure the angle to the object from some reference point. Esta tarefa pode ser, por exemplo, para desenhar uma linha na direcção do objecto ou para medir o ângulo deste a partir de algum ponto de referência.
Sem comentários:
Enviar um comentário