segunda-feira, 24 de novembro de 2008
A Televisão
O primeiro sistema de televisão foi demonstrada em Fevereiro de 1924, em Londres, mas imagens em movimento só apareceram a 30 de Outubro de 1925. Este sistema completo foi demonstrado por John Logie Baird, Philo Farnsworth e Philo Taylor Farnsworth, em 1972. O primeiro serviço analógico foi a WGY, em nova Iorque, inaugurado a 11 de Maio de 1928. Os primeiros aparelhos de televisão emitiam uma imagem vermelha do tamanho de um selo postal. O primeiro serviço de HD apareceu em Março de 1935. Uma das primeiras grandes transmissões de televisão foi a dos Jogos Olimpícos de Berlim de 1936. O uso da televisão aumentou depois da Segunda Guerra Mundial devido aos avanços tecnológicos surgidos com as necessidades da guerra. A televisão a cores surgiu em 1954, na rede norte-americana NBC.
O Computador
O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), criado pelo professor John Mauchly, conjuntamente com o professor John Presper Eckert. Mauchly e Eckert propuseram em 1943 ao exército norte americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística. Foi anunciada a sua conclusão em 14 de Fevereiro de 1946 e foi exibido em 26 de Junho de 1947 com o registo n.º 3,120,606.
O computador é uma máquina que processa informações electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas, também é uma máquina que lê dados, efectua cálculos e fornece resultados.
O Microfone
Em 1877, Emile Berninder criou o primeiro microfone, um instrumento muito útil na actualidade. No entanto, o primeiro microfone utilizável foi criado na mesma época por Alexander Graham Bell (também inventor do telefone). O microfone serve para transformar o som em sinais eléctricos, havendo uma amplificação do som com um menor esforço. Os microfones são utilizados em muitos aparelhos, como telefones, gravadores, aparelhos auditivos e na transmissão de rádio e televisão. Esta invenção foi necessária em muitas guerras para emitir mensagens. É muito provável que sem o microfone, não existiria a propagação de bandas musicais, nem ocorrência de shows e palestras.
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
O Telefone
Em 1876, o telefone foi inventado pelo cientista Alexander Graham Bell. Este, além de inventar o telefone, também fundou a companhia telefónica Bell em Julho de 1877. Quando Alexander Bell inventou o telefone, a sua ideia era que ao falar perto da membrana ela vibraria. Assim fazia a lâmina tremer perto do eletroímã (ou electroíman) e atraía correntes eléctricas variáveis até à sua bobina. Bell esperava que essas vibrações sonoras fossem reproduzidas igualmente na forma eléctrica que seria conduzida por fios metálicos até um outro aparelho idêntico, fazendo-o vibrar e emitir um som semelhante ao inicial. O telefone é um dispositivo de telecomunicações utilizado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos. O telefone é indispensável nos dias de hoje.
Eletroímã ou electroíman: dispositivo que utiliza corrente eléctrica para originar um campo magnético, semelhantes àqueles encontrados nos ímãs naturais. Constrói-se aplicando um fio eléctrico espiralado ao redor de um núcleo de ferro, aço, níquel ou algum material ferro magnético.
A Lâmpada
Em 1880, Thomas Alva Edison construiu a primeira lâmpada incandescente. Este utilizou uma haste de carvão muito fina que aquecida até ao ponto de fusão passa a emitir luz. A lâmpada incandescente é um aparelho eléctrico que transforma energia eléctrica em energia luminosa e térmica. Neste aparelho havia uma haste que era inserida numa ampola de vidro onde tinha sido formado vácuo. O filamento de carvão cheio de fio de algodão ficava incandescente. Como o carvão tinha pouca durabilidade, Edison começou a realizar experiências com ligas metálicas porque as lâmpadas de carvão duravam pouco. A lâmpada de bambu foi a que teve melhor rendimento e durabilidade, que foi substituída até hoje pelo filamento de tungsténio.
Tungsténio – Metal escasso na crosta terrestre, é encontrado em forma de óxido e de sais e em certos minérios. De cor branca acinzentada, brilhante, muito duro e denso. É utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes, em resistências eléctricas, em ligas de aço e na fabricação de ferramentas.
Tungsténio – Metal escasso na crosta terrestre, é encontrado em forma de óxido e de sais e em certos minérios. De cor branca acinzentada, brilhante, muito duro e denso. É utilizado em filamentos de lâmpadas incandescentes, em resistências eléctricas, em ligas de aço e na fabricação de ferramentas.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
A Calculadora
Em 1642, o matemático e filósofo francês Blaise Pascal inventou a primeira calculadora, denominada "Pascaline", com capacidade para oito dígitos e efectuava apenas a adição e a subtracção. Uma calculadora é um dispositivo para a realização de cálculos numéricos. Considera-se que este tipo é distinto das máquinas calculadoras e dos computadores, sendo a calculadora um mecanismo que não pode ser qualificada como uma Máquina de Turing. A calculadora foi criada para facilitar a realização de operações específicas. As calculadoras modernas são mais portáteis e pequenas do que a maioria dos computadores.
Máquina de Turing – Esta máquina foi inventada pelo matemático britânico Alan Turing, daí o nome de máquina de turing. É o modelo de um computador, que se dirige apenas aos aspectos lógicos (memória, estados e transições) do seu funcionamento. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.
Subscrever:
Mensagens (Atom)